Oftalmologia Pediátrica

A oftalmologia pediátrica é a área de atuação da oftalmologia que atende especialmente às crianças e adolescentes em fase de desenvolvimento. As doenças que afetam pacientes de idade mais avançada e aquelas que afetam os pequenos são diferentes, bem como a forma de examinar também difere a depender da idade. O oftalmologista pediátrico é capacitado para oferecer um atendimento eficaz mesmo nos mais teimosos e inquietos, além de oferecer um ponto de vista diferente daquele que pode ser oferecido por um oftalmologista geral, por exemplo, bem como orientações específicas relativas as condutas por idade e fase de desenvolvimento da saúde integral.

A primeira consulta da criança deve acontecer ainda no primeiro ano de vida, com caráter preventivo, a fim de buscar identificar possíveis condições o mais precocemente possível, podendo, assim, realizar um tratamento mais brando e menos invasivo.

O teste de olhinho é o primeiro exame a ser realizado nos bebês, e é chamado também de teste do reflexo vermelho. Neste exame, objetiva-se excluir as principais afecções no neonato, como tumores intraoculares, opacidade corneanas, catarata congênita, descolamento de retina ou hemorragias vítreas, dentre outras condições.

Nesta fase, é de fundamental importância que a visão e a saúde ocular da criança não atrapalhem o desenvolvimento das funções ou na efetividade do seu aprendizado. Muitas crianças em idade escolar tem o rendimento escolar prejudicado pela dificuldade de acompanhar, visualmente, as explicações, leituras e outras atividades didáticas. Por isso, realizar exames oculares regulares – mesmo que a caráter preventivo – é extremamente importante para o diagnóstico de condições comuns que aparecem, como a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia, cujos sintomas podem ser revertidos com o uso de óculos de grau.

–    Não acompanhar o movimento de luzes e objetos;

–    Presença de estrabismo (desvio ocular) após o sexto mês de vida;

–   Olho branco em fotos com flash (reflexo alterado na foto);

–    Reclama de dores de cabeça após a escola com frequência;

–    Aperta os olhos quando tentar enxergar alguma coisa.


Se você observar a presenta de alguns destes sinais de alerta, entre em contato com seu oftalmologista pediátrico e realize uma consulta avaliativa.

Dra. Juliane Prietsch

CRM 26597 RS

Dra. Juliana Dada

CRM 39665 RS

Dra. Paula Gabriela

CRM 27652 RS

Open chat
Agendar Consulta