Retina

A retina é uma estrutura ocular sensível a luz que fica na parte posterior do olho. É na retina que a córnea e o cristalino focam a luz, e as estruturas da retina (mácula, parte central, cones e bastonetes) são responsáveis pela formação das imagens visuais, pela identificação das cores e pela visão periférica e noturna. Dentre as doenças que afetam a retina, a retinopatia de prematuridade é a que mais afeta as crianças, e caracteriza-se pela presença de vasos sanguíneos no fundo dos olhos que crescem de forma anômala.

Retinopatia de Prematuridade

Quando o bebê nasce muito prematuramente, o crescimento dos vasos sanguíneos que irrigam a retina pode ser interrompido. Quando o crescimento recomeça, ele pode acontecer de forma desorganizada; e, durante este processo de crescimento rápido e caótico, pequenos vasos sanguíneos podem sangrar. Em casos mais graves, esse processo pode causar o descolamento da retina na parte posterior do globo ocular e perda severa da visão.

Durante a realização de um exame de retina, o médico utiliza-se de colírios nos olhos da criança, que dilatam as pupilas, permitindo a observação mais detalhada da retina através do uso de oftalmoscópios. No exame, o oftalmologista identificará quaisquer anomalias presentes na retina, oferecendo o diagnóstico correspondente.

Em casos mais graves, o tratamento para a retinopatia da prematuridade se dá com a fotocoagulação a laser, realizada na parte externa da retina. Neste tratamento, feixes de laser são usados ​​para prevenir o crescimento anormal dos vasos sanguíneos e reduzir o risco de descolamento de retina e perda de visão. Também podem ser utilizados medicamentos para interromper o crescimento anormal dos vasos sanguíneos da retina. Se a retinopatia da prematuridade causar descolamento parcial ou completo da retina, uma cirurgia para fixá-la no lugar e evitar mais perda de visão pode ser recomendada a fim de preservar a saúde ocular a longo prazo.

Dra. Juliane Prietsch

CRM 26597 RS